Ibitiúra de Minas, quarta-feira, 16 de outubro de 2024 Telefone (35) 3195-1200 /

Chuvas Isoladas
Chuva
Chuvas Isoladas

Saúde - Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

SECRETÁRIA DE SAÚDE APRESENTA 1º RELATÓRIO DETALHADO DE QUADRIMESTRE DE 2024 NA CÂMARA DE VEREADORES

Investimentos, Campanhas e Resultados Marcam Apresentação de Claudia Pereira

No último dia 17 de junho de 2024, a Secretária Municipal de Saúde, Ana Claudia Ap. Pereira Franco, compareceu à reunião da Câmara de Vereadores para apresentar o 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2024. Durante a sessão, Claudia destacou as principais ações e resultados alcançados pelo setor de saúde no período de janeiro a abril de 2024.

A apresentação incluiu diversos pontos importantes, entre eles:

Investimentos e Recursos: Foram aplicados R$ 1.971.535,05 em recursos próprios no primeiro quadrimestre. Desde que assumiu a gestão, Claudia mencionou que já foram investidos cerca de R$ 10.990.963,00 em recursos próprios ao longo dos dois anos.

Atividades e Campanhas: A secretaria promoveu diversas atividades e campanhas de saúde, incluindo:

Grupos de Caminhada: Realizados duas vezes por semana durante todo o quadrimestre.

Grupos Funcionais: Tanto para adultos quanto para crianças, com encontros semanais.

Ação de Valorização da Mulher: Ocorrida em março.

Campanhas de Imunização: Realizadas regularmente, culminando na conquista do Selo de Ouro da Imunização em abril de 2024.

Parcerias e Capacitações: Houve um fortalecimento nas parcerias com outros setores da prefeitura e a capacitação contínua dos funcionários. A secretaria também celebrou a inauguração de sedes próprias para os setores NASF e VISA.

Indicadores de Saúde:

Atendimentos e Procedimentos: Foram realizados 20.570 atendimentos no município, com 10.478 pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e 10.092 pelo Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Consultas e Procedimentos Especializados: Foram realizadas 3.355 consultas e 7.123 procedimentos na UBS Geraldo Camilo de Carvalho.

Exames Laboratoriais: No primeiro quadrimestre, foram realizados 16.118 exames laboratoriais.
Distribuição de Medicamentos: A farmácia municipal distribuiu 655.881 unidades de medicamentos.

Vacinação: 793 vacinas foram aplicadas no período.

Atendimento Odontológico: 309 atendimentos realizados na ESF João Cândido Neto.

Visitas de Agentes Comunitários de Saúde: Realizadas 12.876 visitas.

Desafios e Superações: Claudia destacou os desafios enfrentados, como o final da pandemia de COVID-19 e a epidemia de dengue, mas também ressaltou os avanços significativos, incluindo a ampliação da cobertura vacinal e a modernização das infraestruturas de saúde.

Reconhecimento e Prêmios: A gestão da saúde foi reconhecida a nível regional e estadual, recebendo prêmios como a Medalha de Ouro da VISA por dois anos consecutivos e o Selo de Ouro da Vacinação Infantil em 2023.

Perda de Exames e Consultas: Foi reportado que 109 exames e consultas foram perdidos no quadrimestre, apesar dos pacientes terem sido avisados das datas. A Secretária enfatizou a importância de os pacientes comunicarem com antecedência suas impossibilidades de comparecimento para evitar desperdícios de recursos.

Indicadores de Monitoramento:

Não houve óbitos infantis, fetais ou maternos.
Não ocorreram mortes por dengue.
Não foram realizadas auditorias no período.

A secretária finalizou a apresentação agradecendo a colaboração de sua equipe e o apoio da administração municipal, destacando o compromisso contínuo com a melhoria dos serviços de saúde para a população de Ibitiúra de Minas.

A reunião foi uma oportunidade para demonstrar a transparência e o esforço contínuo da secretaria em oferecer um atendimento de qualidade e alcançar novos avanços na saúde municipal.