Ibitiúra de Minas, sábado, 18 de maio de 2024 Telefone (35) 3195-1200

Cultura - Sexta-feira, 30 de Junho de 2023

Divulgação da execução do Inventário do Patrimônio Cultural de Ibitiúra de Minas - 2023

Novos bens foram incorporados ao patrimônio cultural do Município

O Patrimônio Cultural é o conjunto de todos os bens, das manifestações culturais, das celebrações e das tradições tanto materiais quanto imateriais, que são reconhecidos por determinada comunidade por sua relevância histórica, cultural e identitária e, assim, adquire valor simbólico e merece ser preservado.

No ano de 2023 foram realizadas as fichas dos bens abaixo relacionados que agora constam no rol de bens inventariados em Ibitiúra de Minas:

Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Área 02 – Seção A. A Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro do Jaguari, foi construída em 1937, através da iniciativa do Monsenhor Alderigi Maria Torriani. A Igreja foi construída com ajuda da comunidade que realizou um mutirão para concluir as obras. Apesar de reformas e alterações sofridas ao longo dos anos, a comunidade busca preservar as caraterísticas originais da edificação religiosa de 86 anos, principalmente sua fachada. Atualmente são celebradas missas na Igreja uma vez por mês. No local acontecem também aulas de catecismo, além de encontros, reuniões da comunidade e atendimentos médicos do ESF (Estratégia Saúde da Família). Por sua importância afetiva, simbólica e religiosa é que o bem está sendo inventariado.

Campo Municipal de Futebol Bernardino Ferreira da Silva “Campo do Jaguarizinho”. Área 02 – Seção A. O Campo Municipal de Futebol Bernardino Ferreira da Silva, conhecido como “Campo do Jaguarizinho”, faz parte da história do Bairro Jaguari e é um espaço de lazer importante para a comunidade.

inaugurado em 1962 e leva o nome de um morador do bairro, que lutou junto à comunidade local para garantia da manutenção desse espaço para a comunidade. Mais do que o incentivo na prática de um esporte físico, o campo funciona como importante espaço de sociabilidade da comunidade do Jaguari. Por conta da sua importância histórica, cultural, desportiva e social para o Bairro do Jaguari, é que o bem está sendo inventariado./public/admin/globalarq/uploads/files/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20do%20Patrim%C3%B4nio%20Cultural%20de%20Ibiti%C3%BAra%20de%20Minas%202023.pdf

Edificação sede do Sítio Nossa Senhora Aparecida. Área 02 – Seção A. A edificação centenária do Sítio Nossa Senhora Aparecida foi construída pela família Barbosa, a mesma família responsável pela doação do terreno para edificação da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em 1937, no Bairro do Jaguari, localizada próxima a edificação inventariada. Os atuais proprietários adquiriram o imóvel no início da década de 1980 e retrataram a importância afetiva que a edificação possui para sua família, além da importância histórica e arquitetônica para o município de Ibitiúra de Minas, em especial no Bairro Jaguari, o que motivou seu inventário.

Capela de Santa Rita. Área 02 – Seção A. A Capela de Santa Rita, no Bairro do Sertãozinho, foi inaugurada em 10 de junho de 1990, através da iniciativa do Sr. Joaquim Messias e da comunidade local. Apesar de terem sido construídos dois barracões nas laterais da capela para atender os eventos da comunidade, nenhuma alteração foi feita na edificação original desde sua construção. Atualmente são celebradas missas na Capela uma vez por mês e quartas-feiras acontece o terço dos homens. No local são realizados também encontros e reuniões da comunidade. Por sua importância afetiva, simbólica e religiosa é que o bem está sendo inventariado.

Imagem de Santa Rita de Cássia. Área 2 – Seção A. Santa Rita de Cássia, foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900 pela Igreja Católica. São-lhe atribuídos tantos e tão extraordinários milagres que é tida como “advogada das causas perdidas e a santa do impossível”. É também protetora das mulheres que sofrem maus-tratos dos maridos. A Imagem de Santa Rita de Cássia, localizada na Capela de Santa Rita, no Bairro Sertãozinho, é data de 1990, juntamente com a construção da capela. A imagem carrega grande valor afetivo, religioso e simbólico para a comunidade católica de Ibitiúra de Minas, em especial no Bairro Sertãozinho, onde está localizada, o que motivou seu inventário.