José Carlos Serrão, também conhecido como Zé Carlos Tricolor ou Serrão nasceu em São Paulo, 12 de outubro de 1950 e é um treinador e ex-futebolista brasileiro, que atuava como ponta ou meia-esquerda, foi contratado e passa a ministrar aulas de futebol para crianças e adolescentes até 17 anos de idade.
Serrão como é conhecido começou sua carreira no São Paulo em 1969, onde ficou até 1977, participou por seis vezes da Seleção Paulista e esteve relacionado pelo técnico Zagallo entre os nomes selecionados para a Copa do Mundo FIFA de 1974, sendo afastado devido a uma cirurgia. Depois do Tricolor Paulista, passou — sem o mesmo brilho alcançado no Morumbi — por equipes como Botafogo - PB, Joinville, Juventus de Jaraguá, Santo André, Anapolina e pelo futebol colombiano — no Cúcuta Deportivo —, onde encerrou sua carreira.
Como treinador o técnico José Carlos Serrão tem muita experiência no futebol brasileiro. Depois de nove anos de sucesso como jogador, assumiu a carreira de treinador em 1983 no próprio São Paulo, onde era funcionário do clube, assumindo interinamente o time por 4 vezes, posteriormente esteve treinando vários clubes, o que faz até hoje. Esteve, anteriormente, comandando o Gamba Osaka, de onde foi demitido após 5 partidas, com 5 derrotas.
Em dezembro de 2012, foi contratado pelo São Carlos. No dia 11 de fevereiro de 2016, José Carlos Serrão deixou o comando do São Carlos. Desde então ele assumiu o comando do Juventus-SP em 21 de fevereiro de 2016. Acabou deixando o clube paulista em 08 de março de 2016.
José Carlos Serrão assumiu o comando do Sertãozinho Futebol Clube, ainda no primeiro semestre de 2016. Em maio Serrão conseguiu levar a equipe do Sertãozinho Futebol Clube ao acesso à Série A2 do Paulistão de 2017, esse é o segundo acesso que Serrão consegue junto da equipe paulista, o outro acesso aconteceu em 2009. Em 03 de outubro de 2016, Serrão anunciou que não comandaria o Sertãozinho Futebol Clube na próxima temporada, ele conseguiu o título da Série A3 do Paulistão com o clube. O que muita gente vinha comentando é que Serrão havia se aposentado, mas o treinador ainda quer contribuir muito com o futebol brasileiro, pois já dirigiu mais de 40 clubes entre Brasil e exterior.
Em 05 de fevereiro de 2018, Serrão foi anunciado como novo treinador do Mogi Mirim para o restante da Série A3 do Paulistão, o treinador bastante conhecido no interior de São Paulo, terá uma difícil missão no comando do Sapão, o principal objetivo é regular o futebol da equipe e manter o Mogi Mirim na Série A3. Após 7 dias que assumiu o comando do Mogi Mirim, surgiu uma proposta do Sertãozinho Futebol Clube para o treinador, pesando alguns fatores Serrão decidiu rescindir com o Mogi Mirim e assumir o comando técnico do Touro dos canaviais, como é conhecido o Sertãozinho Futebol Clube, o treinador possui uma grande experiência no futebol e uma grande identificação em ambos os dois clubes paulistas.
No dia 12 de fevereiro de 2018 a diretoria do Sertãozinho Futebol Clube anunciou José Carlos Serrão como novo comandante do Touro dos canaviais para a temporada 2018.
Ibitiúra de Minas