Ibitiúra de Minas, quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (35) 3195-1200

Cultura - Quinta-feira, 02 de Março de 2023

ATO CÍVICO É REALIZADO PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DE IBITIÚRA DE MINAS

Um olhar para o futuro marca as comemorações dos 60 anos de Ibitiúra de Minas.

Nesta quarta-feira 01 de março aconteceu o cívico em começarão aos 60 anos de emancipação político-administrativo de Ibitiúra de Minas.

O evento reuniu em praça pública autoridades civis, miliares e eclesiásticas de Ibitiúra e da região, além dos alunos da rede estadual, municipal, creche e o projeto crescer e aprender.

o prefeito Alexandre Borges destacou a força do povo altaneiro do município e seu papel importante na construção da história.

José Roberto Gomes presidente da Câmara destacou como Ibitiúra ainda é uma das poucas cidades do Sul de Minas que oferece tranquilidade a seus moradores.

Coma inauguração de um monumento em praça pública que recebeu o nome “Marco aos 60 anos”, a administração municipal trouxe toda uma simbologia para o momento.

O desenho do marco enaltece a luta do povo Ibitiurense e suas vitórias ao longo dos anos vividos nessa comunidade.

O simbolismo da escultura lembra muito mais que uma espada que é símbolo da luta do Ibitiurense. A coluna vertical, remete ao divido, a Deus criador do mundo e a fé que mantem firme essa cidade até hoje. A coluna horizontal representa a Ibitiúra acolhedora, a mãe que acolhe cada um de seus filhos, sejam eles legítimos os que o tempo traz para si. Por fim as serras onde repousa Ibitiúra tranquila e serena, as margens do rio Jaguari Mirim.

E ao fundo estão dispostos os mastros que representam a soberania do nosso estado brasileiro e a forte e inabalável democracia.

Outro momento que marcou a cerimônia foi a entronização da Capsula do tempo no monumento aos 60 anos.

A cápsula que irá guardar diversos documentos, arquivos em foto, video e audio para que em 01/03/2063 ano que Ibitiúra completará 100 anos, a geração futura terá o compromisso de em uma cerimônia abrir a capsula que ficará dentro da placa inaugural e resgatar o que construímos na história.

Após a solenidade a Banda Marcial Victor Cardinalli de Poços de Caldas, apresentou diversas músicas em homenagem ao aniversário de Ibitiúra de Minas.